Como Lidar com Emoções Negativas

05:18

A Definição de “Bom” e “Mau” ou “Positivo” e “Negativo”

Como lidarmos com emoções negativas? Esse é um tema importante – que levanta a questão sobre o que é positivo e o que é negativo. Existe alguma coisa absolutamente positiva ou absolutamente negativa? Eu não sei. Tudo é interdependente e tudo tem diferentes aspectos. Um observador observa alguma coisa por um determinado ângulo e vê uma situação, mas o mesmo observador, quando olha por outro lado, vê a situação de um ângulo diferente.

Porque, então, cada pessoa tem uma visão diferente do mundo? Bem, é porque cada um de nós vê o mundo por um ângulo diferente. Até o mesmo objeto pode parecer diferente para uma mesma pessoa. Portanto, como distinguir ou definir o que é bom ou mau? Eu não sei. Nem mesmo uma formiga analisa isso. Mas de alguma forma ela sabe que algo que ajuda a vida é bom, e então a considera boa; e algo que põe a vida em perigo ela sente como mau e passa ao largo.

Desta forma, talvez possamos dizer que a questão de bom ou mau é baseada na sobrevivência. Queremos conforto e felicidade. Então algo que ajuda nossa sobrevivência, consideramos bom; positivo. Algo que nos ataca e que sentimos que é perigoso pra nossa sobrevivência – consideramos mau negativo.

A Definição de “Emoções Negativas”

Conforme esse modo de definir positivo e negativo, no que diz respeito a como lidar com emoções negativas, primeiro precisamos lidar com como as definimos. Primeiro, são coisas que prejudicam nossa paz de espírito, por isso as chamamos “negativas”. As emoções que nos dão paz de espírito e força interior seriam as positivas.

Da discussão que tive com cientistas, especialmente com o grande cientista, Varela, um amigo próximo, concluímos que uma forte compaixão é uma emoção e definitivamente uma emoção positiva. Concordamos, então, que até mesmo a mente do Buda tem alguma emoção em termos de compaixão; portanto emoção não é necessariamente algo mal ou negativo. A compaixão infinita do Buda – teremos que considerar isso uma emoção. Então o Buda era infinitamente emocional. Se considerarmos compaixão uma emoção, então é muito positiva. Medo e ódio, por outro lado, destroem nossa paz e felicidade, portanto temos que considerá-los negativos

Lidando com Emoções Negativas com Base na Razão

Agora, como lidarmos com emoções negativas como medo e ódio? Precisamos ver que essas emoções prejudiciais não têm base sólida. Elas provem de uma atitude irrealista; ao passo que emoções positivas geralmente têm uma base sólida. Por exemplo, algumas emoções podem ser aumentadas por lógica e razão; portanto elas têm uma base sólida. Uma emoção negativa surge automaticamente, mas quando aplicamos analise e razão elas diminuem: elas não têm uma base sólida. Portanto, uma emoção positiva está relacionada com a realidade, e a negativa está baseada em alguma distorção da realidade, ou na ignorância.

Vamos considerar o exemplo de quando estamos zangados com um inimigo. Naquele momento, a raiva faz com que suas ações pareçam poder nos fazer mal. Desta forma, pensamos que aquela é uma pessoa má. Mas quando analisamos percebemos que aquela pessoa não é um inimigo nato. Se ela me causa mal, deve ser por alguma razão, mas não porque a pessoa é má. Se a pessoa estivesse realmente na categoria de “inimigo”, ela teria sido minha inimiga desde que nasceu e nunca poderia se tornar amiga. Mas, em circunstâncias diferentes, ela poderia se tornar nossa melhor amiga. Portanto,ter raiva e ódio de uma pessoa está errado.

O que está errado são suas ações, não a pessoa em si. Mas a raiva baseada simplesmente nas ações erradas de alguém é direcionada a essa pessoa. A compaixão, por outro lado, é direcionada, na maior parte das vezes, à pessoa independentemente de suas ações. Portanto, podemos ter compaixão por um inimigo, considerando-se que o inimigo é uma pessoa.

Portanto temos que distinguir a pessoa de suas ações. Considerando-se o lado humano, a pessoa, podemos ter compaixão, mas considerando-se a ação, podemos nos opor. Portanto, a emoção negativa está associada à estreiteza mental. Foca somente num aspecto: as ações erradas.

Mas no que diz respeito à compaixão, temos que fazer uma distinção. Existe a compaixão baseada em um fator biológico. Esse tipo de compaixão é a que temos a tendência de sentir por alguém que nos beneficia, como nossa mãe. Ou será que podemos falar da compaixão baseada na razão, que não é tendenciosa? A que está baseada na razão é muito melhor, não é tendenciosa – tem como base a razão. Está focada na pessoa, e não na ação. Uma emoção negativa baseada somente na ação não é razoável e, além disso, não traz felicidade.

Analisando as Desvantagens das Emoções Negativas Como a Raiva

Para lidarmos com emoções negativas, o mais importante, portanto, é a análise. Por exemplo, quais benefícios a raiva pode me trazer? A raiva nos dá muita energia, isso é certo. Até nas nossas expressões faciais e verbais do dia a dia podemos ver isso. Quando ficamos com raiva, ambas ficam severas. Ficamos determinados a escolher as palavras mais ásperas para ferir a outra pessoa. E então, a raiva acaba, aquela energia tão forte e violenta diminui e a mente realmente parece que fica mais clara. Portanto, a energia que gera a raiva é uma energia cega porque nossa mente não fica clara quanto estamos com ela. Por isso, a raiva realmente nunca ajuda; ao passo que se sempre tivermos uma abordagem inteligente e realista, isso pode nos ajudar muito. Mesmo em um tribunal, se um advogado grita com raiva, isso não o ajuda nada, mas se o advogado usa a inteligência ele pode derrotar o outro.

A raiva, portanto, destrói a habilidade da inteligência de funcionar com clareza. Nosso poder de julgamento pode ser prejudicado por palavras erradas ditas com raiva. Assim, através da inteligência, podemos compreender que a raiva não serve para nada. Se, em uma situação difícil, ameaçadora, pudermos agir usando a inteligência, isso nos ajudará mais. Em outras palavras, mantendo a compaixão pela outra pessoa, ficamos abertos à possibilidade de nos tornarmos amigos mais adiante. Se tivermos raiva, fechamos a porta para qualquer possibilidade de amizade futura. Pensando assim, emoções negativas podem se reduzir. Mesmo que voltem a surgir, estarão enfraquecidas.

Top